Terça, 26 de Outubro de 2021
24°

Muitas nuvens

Estância - SE

Geral

01 DE MAIO: DIA DO TRABALHADOR E DA LITERATURA BRASILEIRA

01/05/2021 às 18h48
Por: Redação F5 Sergipe Fonte: Raul Muller Teixeira Gomes e Anderson Rosa da Silva
Compartilhe:
01 DE MAIO: DIA DO TRABALHADOR E DA LITERATURA BRASILEIRA

Hoje, 01 de maio, celebra-se duas datas relevantes: o dia daqueles que são peças fundamentais para o progresso e equilíbrio do nosso país, O TRABALHA A DOR, que na maioria das vezes abdica do seu próprio bem para amenizar a DOR do outro, assim como também comemora-se o Dia da Literatura Brasileira, a qual é responsável pelo registro da história de um povo resiliente, que desde o processo de colonização é pauta central nos diversos gêneros textuais e literários.

Ao buscar uma correlação entre as duas datas elucidadas no Brasil, é possível observar a descrição do trabalhador em diversas obras literárias brasileiras. Aluísio Azevedo, em 1890, publicou “O Cortiço”, obra literária que explicitou o êxtase do capitalismo, a partir da ganância do indivíduo que estava na condição de proprietário ou classe elevada, porém utilizava da exploração do proletariado para acumular e concentrar riqueza. Entretanto, é possível também observar as dificuldades dos cidadãos que viviam do próprio sustento, sertanejos que lidavam com a seca e a miséria. Tais características são visíveis na obra de Graciliano Ramos, intitulada “Vidas Secas”, conhecida e difundida por diversos educadores nas salas de aulas. Em síntese, a obra trata de uma família simples de sertanejos que tentam fugir da seca e do status de extrema pobreza. A narrativa é instigante e vale muito conferir na íntegra.

Ademais, além de tratar da construção das classes sociais e do trabalhador, a literatura brasileira ocupou-se em denunciar e colaborar para diversos manifestos no decorrer da construção histórica brasileira. Inclusive, na contemporaneidade, observa-se a contribuição de inúmeros autores, a exemplo de Conceição Evaristo, de origem humilde, que utiliza sua força para estudar e produzir preciosos trabalhos sobre a cultura negra do Brasil.

Enfim, a Literatura Brasileira oferece um grande acervo para os brasileiros conhecerem a sua própria história. O trabalhador é apenas um dos personagens inseridos nos relatos literários.

Ficou curioso? Comece a desvendar esse mundo a partir dos romances e autores citados neste artigo.

Até breve!

 

Anderson Rosa da Silva

Raul Muller Teixeira Gomes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Raul Muller
Raul Muller
Sobre Jovem com formação acadêmica em Direito. Atualmente, está se dedicando ao curso de Administração Pública pelo Instituto Federal da Bahia e dando continuidade na carreira jurídica, investindo em sua formação continuada, dedicando-se a duas áreas do Direito, por meio de dois cursos de Pós-graduação. Atua como professor da Qualificar Cursos. Dentre as inúmeras áreas de interesse, pautadas nos direitos sociais, dedica-se aos Direitos da Criança e Adolescente, assim como pelo protagonismo juvenil.
Estância - SE Atualizado às 23h39 - Fonte: ClimaTempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

Qua 29°C 23°C
Qui 28°C 22°C
Sex 28°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias