Sexta, 24 de Setembro de 2021
Sergipe Estância

Morre, aos 95 anos, o empresário sergipano Jorge Prado Leite

Informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgadas.

15/08/2021 14h03 Atualizada há 1 mês
Por: Redação F5 Sergipe
Morre, aos 95 anos, o empresário sergipano Jorge Prado Leite

Morreu neste domingo (15), aos 95 anos, o empresário e engenheiro sergipano Jorge Prado Leite, o fundador da Sulgipe e da Rádio Esperança. A informação foi confirmada pelo filho Ivan Leite, ex-prefeito de Estância.

Guerreiro repousou: Perseverante sempre, assim foi meu pai ao longo de batalhas simples e da mais importante, pela vida. Partiu!”, escreveu o filho do empresário Ivan Leite em rede social.

A esposa de Ivan Leite, a professora Adriana Leite também lamentou a partida do sogro em uma rede social, “Meu sogro partiu, aprouve a Deus levá-lo hoje, manhã de domingo, na casa que nasceu. Tenho a benção de ter convivido com seu olhar firme, sua presença marcante, sempre carinhoso comigo. Saudades, saudades, saudades…”, escreveu ela em sua rede social.

Informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgadas.

 

Biografia

Jorge Prado Leite, nasceu no dia 19 de junho de 1926, na Avenida Ivo do Prado em Aracaju. Filho primogênito de Júlio César Leite e de Carmem Prado Leite, e também primeiro neto do coronel Gonçalo Rollemberg. Aos 11 anos de idade foi estudar em Fortaleza, Ceará, na Escola Militar. Aos 12 anos, mudou-se para Minas Gerais. Foi estudar internamente no Colégio Cataguases Leopoldinense. Mudou-se para São Paulo alguns anos depois, para o internato do Colégio Mackenzie. Serviu ao  Centro Preparatório de Oficiais da Reserva (CPOR) do Exército, o que lhe era fácil, pelo temperamento disciplinado, mas difícil pelas ações físicas, pois mesmo não tendo limitações que o impedissem de executá-las, a elas não era muito afeito.

Aos 19 anos, ingressou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde foi contemporâneo de Mario Covas e Paulo Maluf. Como presidente do Grêmio da Poli, e vindo de outro Estado morar em São Paulo, era conhecedor das dificuldades que enfrentavam os alunos originários do interior e de outros Estados de todo o Brasil. Por isso, idealizou e empenhou-se na viabilização e construção da Casa do Politécnico. E teve sucesso nesta empreitada, construindo um prédio de 11 andares que, ao término da sua gestão, já estava no sexto pavimento e com recursos assegurados para a sua conclusão.

Em 1950, já formado em Engenharia Civil, retornou a Sergipe a convite de seu pai, que dele precisava para dirigir a Fábrica Santa Cruz uma vez que, como senador, iria morar no Rio de Janeiro. 

Em 1956 é fundada a Companhia Sul Sergipana de Eletricidade, a Sulgipe. Em 1º de maio de 1967 inaugura a primeira estação de rádio do interior de Sergipe, a Rádio Esperança. Aos filhos, que criou e educou com exemplos - Ivan, Marcelo, Adriana -, e aos netos Jorge, Yvette, Júlia e Luiza, e ao bisneto Pedro Jorge, ele segue dando demonstração de perseverança.

- Biografia, redigida pelo filho Ivan Leite e publicada no portal JLPolítica em 2020, por ocasião do 94º aniversário de Jorge Prado Leite.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Estância - SE
Atualizado às 19h17 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 27°

24° Sensação
10.2 km/h Vento
79.3% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias