Topo
Cultura

Barco de fogo: Fotógrafo Sergipano Márcio Garcez faz exposição fotográfica em Brasília

Vídeo

09/06/2019 20h46Atualizado há 1 semana
Por: Redacao
Fonte: Câmara dos Deputados

O Centro Cultural Câmara dos Deputados (Cecult) informa a abertura da exposição “Barco de Fogo”, do fotógrafo Márcio Garcez, a partir desta quarta-feira (05), no Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara dos Deputados.

Barco de Fogo apresenta, a partir de uma narrativa fotográfica, os bastidores da cultura dos barcos de fogo, uma das manifestações culturais mais significativas do estado de Sergipe, destacando o trabalho dos fogueteiros nos barracões, bem como a complexidade da tradicional confecção e soltura dos fogos de artifício.

A produção dos festejos envolve um considerado número de pessoas, presentes tanto no processo de confecção quanto na soltura (estopim) e na apresentação dos artefatos pirotécnicos. Sua confecção se dá nos barracões existentes no município e está embasada em um trabalho coletivo, associado a uma mistura de carpintaria, engenharia e artesanato. A manifestação cultural resulta de um saber-fazer construído por meio da criatividade e engenhosidade de seus artesãos, conhecidos como fogueteiros.

Com a entrada do mês de junho, os barcos de fogo tomam conta das ruas de Estância. A manifestação é considerada Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe.

As imagens fazem parte do registro autoral do sergipano Márcio Garcez, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe e que, ao longo de trinta anos, documenta a cultura popular brasileira, com trabalhos publicados em alguns dos principais veículos de comunicação e editoras do país.

Serviço
Exposição “Barco de Fogo”
Artista: Márcio Garcez
Período: 05 a 27 de junho de 2019
Local: Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara dos Deputados
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada Franca

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias