Topo
INSS/Benefício

Mais de 21 mil sergipanos ainda não fizeram a prova de vida

4.276 benefícios já foram bloqueados em Sergipe

05/09/2019 22h56
Por: Redacao
Fonte: Jornal da Cidade

O total de 4.276 benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram bloqueados, suspensos ou cessados em Sergipe, por falta de comprovação de vida no mês de julho desse ano. Em agosto, 21.028 mil aposentados e pensionistas sergipanos elegíveis para realização de Comprovação de Vida, não compareceram e correm o risco de não receber o benefício no mês de setembro. 

Segundo dados do INSS, em julho deste ano, 372.824 mil benefícios foram bloqueados, suspensos ou cessados por falta de comprovação de vida em todo o país. Em agosto, 3.447.909 milhões de benefícios foram contabilizados como elegíveis para a realização da comprovação de vida no Brasil.  

A prova de vida vem sendo realizada anualmente, desde 2012, com o objetivo de identificar benefícios ativos de pessoas que já faleceram, evitando assim pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

Para realizar a comprovação, o aposentado ou pensionista deve ir diretamente ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto. Algumas instituições financeiras utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

Cada rede bancária determina o cronograma para a prova de vida. Segundo o INSS, existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida. 

O INSS ressalta que a prova de vida é obrigatória para todos que recebem pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, e deve ser realizada uma vez por ano. Quem não fizer no final de 12 meses da última comprovação terá seu pagamento interrompido. Após 6 meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.

 

 

 

| Reportagem: Laís de Melo

|| Foto: André Moreira

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias