Topo
Estância

SEMMA realiza ação do "Projeto Estância Sustentável" na praia do Abaís

.

12/12/2019 06h39
Por: Redacao
Fonte: SECOM

A Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), realizou na manhã desta quarta-feira, 11, mais uma ação do ‘Projeto Estância Sustentável’, desenvolvido em parceria com o Projeto Tamar e a Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS). A ação que consistiu na caminhada de filhotes de tartarugas ao mar, aconteceu na praia do Abaís, onde contou com a participação de 130 crianças assistidas pela SMAS, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de moradores da região e turistas.

Presente ao ato, o prefeito Gilson Andrade destacou que a iniciativa é uma forma de incentivar a conscientização ambiental, e a dinâmica da atividade agradou crianças e adultos. “Essa atividade encantou as crianças, e podemos dizer que foi uma aula para todos que participaram. Com certeza essas crianças vão propagar esse aprendizado de preservação da natureza em casa, além de gravar na memória esse momento, afinal, foi a primeira vez que acompanharam de perto a caminhada de filhotes de tartarugas ao mar”, disse o prefeito.

O secretário da SEMMA, Joubert Denner, informou que os ovos com cerca de 50 tartarugas eclodiram ontem, provenientes de ninhos na praia do Abaís. “Esse projeto é uma forma conscientização ambiental, através do cuidado de uma espécie marinha ameaçada de extinção. Essas tartarugas nasceram ontem, e vão se desenvolver no oceano”, explicou.

“É a primeira vez que vejo uma tartaruguinha marinha e estou achando muito legal. Até pude tocar em uma delas. Lá no CRAS participo de muitas atividades e essa de hoje estou adorando. Obrigada prefeito”, salientou a pequena Yasmin Gabrielle, de 6 anos. Antônio Carlos dos Santos, 10 anos, também festejou por participar da ação promovida no dia de hoje. Ele disse que foi interessante ver as tartarugas indo em direção ao mar. “É muito lindo e foi um especial”, expressou. Junior da Costa, 12, anos, concordou com o coleguinha, dizendo que foi emocionante ver os filhotinhos indo em direção ao mar. E Milena Vitória de Jesus, 6 anos, enfatizou que é importante cuidar do meio ambiente. “Aprendi que não devemos jogar lixo na praia porque ele mata os animais. Foi jóia ver as tartarugas mergulhando e indo embora”, afirmou.

Além dos representantes do Projeto Tamar, estavam presentes o procurador-geral do município, Genilson Oliveira; o secretário e a adjunta da SEMMA, Joubert Denner, e Verônica Fernandes; a secretária, e a adjunta da SMAS, Danielle Muhlert e Marta Monteiro; a secretária da Comunicação, Laísa Carvalho Sobral; o diretor do Núcleo Estanciano de Diversidade Sexual e Direitos Humanos, Carlos Alberto Lisboa; o assessor da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Allan Alberto; e o GM Raymundo Coentro, representando a Ronda Tática Ambiental (ROTA).

Ele1 - Criar site de notícias