Topo
Estância

Guarda-vidas da GME faz balanço positivo durante o Carnaval da Estancianidade 2020

27/02/2020 13h57
Por: Redacao
Fonte: SECOM

Durante o período do Carnaval, as praias do litoral estanciano ficaram lotadas de banhistas, e mesmo assim, os guarda-vidas da Guarda Municipal de Estância (GME), mantiveram a segurança e tranquilidade durante os de folia. Na Praia do Abaís, eles ficaram posicionados em um posto de observação fixo na orla, e também espalhados estratégicamente em equipe de três, munidos com resctube (material necessário para a realização de salvamentos) em pontos de maior incidência de afogamentos.

Embora no sábado, 22, não fora registrada nenhuma ocorrência de afogamento, foi um dia intenso de orientações e patrulhamento junto aos banhistas. Já no domingo, foram registrados 22 afogamentos, mas todos com vítimas salvas com êxito. Na segunda feira, 23, foram realizados cinco salvamentos, e terça-feira, 24, dois salvamentos com uma vítima encaminhada para o posto de saúde. No total foram 29 afogamentos e todas as vítimas salvas com êxito, somente três foram encaminhadas para o posto de saúde, e passam bem. Além disso duas crianças que estavam perdidas foram encontradas pelos guarda-vidas, e dois adultos com sinais de embriaguez que passaram mal, foram atendidos e também encaminhados ao posto de saúde.

De acordo com o diretor do Departamento de Segurança da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, o GME e guarda-vidas Faustino Santos, os motivos para os afogamentos são diversos, mas o consumo de bebida alcoólica é responsável por mais de 50% do número de casos."Realizamos um salvamento domingo que levamos um tempo para sair com a vítima do mar, pois com a lua crescente e ventos para leste, a maré fica muito agitada com correntezas puxando forte para o oceano. Naquele momento a maré estava enchendo e foi um resgate difícil. A  vítima por vezes perdeu a consciência e estava visivelmente embriagada, ferida e sangrando na cabeça, mas graças a Deus deu tudo certo", explicou.

Durante o perído do Carnaval, os guarda-vidas de Estância receberam uma caravana do município de Lagarto, com pessoas com deficiência ( PcD) que nunca viram o mar. A diversão foi garantida, pois eles sentiram a areia nos pés, brincaram na água e ouviram o barulho das ondas. De um modo geral, a atuação dos guarda-vidas de Estância foi positiva, com todos os salvamentos com sucesso, e nenhuma morte. 

 
Ele1 - Criar site de notícias