Topo
Eleições 2020

NO APAGAR DAS LUZES, FRENTE DE OPOSIÇÃO EM ESTÂNCIA BOFETEIA GRUPO DE SITUAÇÃO, MARCA GOL E MOSTRA QUE NÃO ESTÁ BRINCANDO DE FAZER POLÍTICA

Por: Lucas Berto

03/04/2020 17h37Atualizado há 2 meses
Por: Redacao
Fonte: Por: Lucas Berto

 

A frase que diz "em política tudo é possível e muitas vezes, imprevisível" não cansa de se reafirmar em todas as eleições. Nem os mais fervorosos cientistas e analistas políticos que se dizem "experientes" conseguem prever com exatidão os próximos capítulos que precedem um pleito eleitoral. 

Em Estância, na tarde desta sexta-feira (03/04), muitos foram os surpreendidos nas redes sociais com a notícia de filiação da atual Vereadora de Estância, Josefa Francisca Siqueira (Chica do Fato) ao eixo de oposição no Partido Socialista Brasileiro - PSB, divulgada em primeira mão pelo site JPINews. PSB este, que já forma uma das frentes de oposição juntamente com o PSOL, do Pré-candidato, Márcio Souza e com o PDT. 

A surpresa com a filiação em questão se deve, principalmente, à Vereadora, até a data de ontem (02/03) ter pertencido a base do atual Prefeito Gilson Andrade na Câmara, e também, de ser a principal cabo eleitoral na cidade do atual Deputado Federal por Sergipe, Valdevan Noventa, que nas últimas eleições também contou com o apoio do atual gestor municipal.

Mas como sabemos, nas prévias das eleições municipais tudo é mutável e o alinhamento se adequa ao perfil de cada candidato; às arrumações; às propostas e; aos projetos políticos que cada pré-candidato ao majoritário apresenta e defende. Embora o atual Deputado Valdevan Noventa, bem como a atual vereadora Chica do Fato, como é popularmente conhecida, tenham mantido relações cordiais e políticas acordadas com o atual prefeito durante os últimos anos, o cenário político junto à Gilson Andrade não parece ser mais favorável.

O PSB em Estância, atualmente é comandado pelo então Vereador de oposição, Tito Magno Costa Garcia e pelo seu pai, o Ex-Prefeito Carlos Magno Costa Garcia, e forma uma das frentes de oposição juntamente com o PDT, que é liderada pelo Pré-candidato ao majoritário Municipal, Márcio Souza do PSOL. 

Seja pelo novo molde dos coeficientes eleitorais; pela rejeição popular apresentada pelo gestor nos últimos anos; pela falta de atendimento aos diversos pleitos apresentados pela atual Vereadora e/ou; pela falta de empatia com projeto político; o que nota-se, é que independente dos motivos, a ida de Chica para o PSB é um reforço de peso, e não era esperada pelo grupo de situação do Prefeito, pois causou em todos os aspectos, um desespero mútuo de muitos. O mais interessante é que esta aliança certamente se estende e possui o total aval do Deputado Federal Valdevan Noventa, que desta forma inusitada, indica quem ele e boa parte do grupo que o acompanha, irão apoiar.

Mas acredito que o maior bofetão ficou realmente para quem subestimou, desdenhou, duvidou, ridicularizou e menosprezou, descaradamente, a capacidade de aglutinação, de liderança e de diálogo do então Pré-candidato, Márcio Souza. Sempre agindo nos bastidores e de forma discreta, ele sempre esteve e ao que parece, continua a frente de todas as negociações no projeto. Para estes, que tentaram de todos os modos, gerar desconfiança sobre sua possível dinâmica de fazer política, a cotovelada certamente foi mais dolorida. 

Como aprendizado é algo que sempre leva-se pra vida, e que se renova diariamente, tira-se como ensinamento deste episódio, que não se deve subestimar a capacidade de ninguém, pois essa atitude vil, pode ser tornar o seu maior fracasso.

 

Por: Lucas Berto 

Ele1 - Criar site de notícias