Terça, 20 de Outubro de 2020
Educação COLUNA - RAUL MULLER

ENEM NÃO É APENAS UM EXAME!

14/07/2020 20h48
Por: Redacao
ENEM NÃO É APENAS UM EXAME!

Criado em 1998, no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nasce com o intuito de avaliar a qualidade do ensino médio das redes de ensino particulares e públicas, situadas no território brasileiro. Grande parte da sociedade brasileira não imagina que esse foi o principal objetivo da aplicação da prova, já que após diversas reformulações, o ENEM representa a principal forma de ingressar o Ensino Superior.

Nos primeiros anos da existência deste método avaliativo, criado pelo Ministério da Educação, inúmeras universidades continuaram realizando suas próprias seleções: os famosos vestibulares, o que não contribuiu significativamente com o desejo inicial do Governo Federal, já que não era possível avaliar o todo, mas apenas os resultados dos examinados que participavam das edições dos exames.

Pode-se presumir que a consequência do acúmulo de informações catalogadas, por meio do exame, serviria como uma pesquisa ampliada,  a qual o Poder Executivo Federal utilizaria para realizar um planejamento detalhado da verdadeira situação da educação brasileira, e a partir disso, construir estratégicas para diminuir as injustiças no Brasil, já que, o objetivo primordial era medir o desempenho da educação nas diversas regiões do país, que possuí não apenas um território continental, mas um universo de cultura, tradição e história. Destarte, o ENEM serve, intrinsecamente, para corrigir injustiças. Ele é fruto de uma política que auxilia na redemocratização do ensino no Brasil.

Entretanto, em 2004, graças ao Programa Universidade para Todos (ProUni), o qual possibilita aos alunos que atendem aos requisitos do programa obterem bolsas de estudo para universidades particulares, a maioria das instituições privadas de ensino superior começaram a aderir ao ENEM, já que o exame é o único meio seletivo para ser contemplado pelo ProUni.

Essa contextualização temporal acerca da trajetória do ENEM determina o quão importante é esse Exame para o Brasil na construção de políticas públicas relacionadas à educação. Ele ultrapassa as fronteiras de uma prova que serve para seleção de jovens e adultos no Ensino Superior. Os resultados de cada edição do ENEM apresentam indicadores que evidenciam a qualidade da educação dos 5.570 municípios e do Distrito Federal do país.

Vale frisar que desde 2009, a história e o grau de importância desse exame fizeram o Ministério da Educação ter como meta a unificação do método de ingresso nos cursos de graduação. Hodiernamente, apesar da contestação de alguns, é impossível desmoralizar esse programa, que não é apenas o principal exame no Brasil, é um dos projetos basilares que apresentam dados precisos para construção de políticas públicas eficientes e eficazes para educação brasileira.

______________________

Aproveito para divulgar as novas datas das provas que foram anunciadas nos últimos dias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP):

Impresso - 17 e 24/1/2021
Digital - 31/1 e 7/2/2021

Estudem! Nos momentos mais difíceis é que surgem as melhores oportunidades! Em meio a CRISE, CRIE oportunidades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Raul Muller
Sobre Raul Muller
Jovem com formação acadêmica em Direito. Atualmente, está se dedicando ao curso de Administração Pública pelo Instituto Federal da Bahia e dando continuidade na carreira jurídica, investindo em sua formação continuada, dedicando-se a duas áreas do Direito, por meio de dois cursos de Pós-graduação. Atua como professor da Qualificar Cursos. Dentre as inúmeras áreas de interesse, pautadas nos direitos sociais, dedica-se aos Direitos da Criança e Adolescente, assim como pelo protagonismo juvenil.
Estância - SE
Atualizado às 03h03 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

23° Sensação
10.1 km/h Vento
87.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Quinta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias