Criado em 1998, no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nasce com o intuito de avaliar a qualidade do ensino médio das redes de ensino particulares e públicas, situadas no território brasileiro. Grande parte da sociedade brasileira não imagina que esse foi o principal objetivo da aplicação da prova, já que após diversas reformulações, o ENEM representa a principal forma de ingressar o Ensino Superior.
Nos primeiros anos da existência deste método avaliativo, criado pelo Ministério da Educação, inúmeras universidades continuaram realizando suas próprias seleções: os famosos vestibulares, o que não contribuiu significativamente com o desejo inicial do Governo Federal, já que não era possível avaliar o todo, mas apenas os resultados dos examinados que participavam das edições dos exames.
Pode-se presumir que a consequência do acúmulo de informações catalogadas, por meio do exame, serviria como uma pesquisa ampliada, a qual o Poder Executivo Federal utilizaria para realizar um planejamento detalhado da verdadeira situação da educação brasileira, e a partir disso, construir estratégicas para diminuir as injustiças no Brasil, já que, o objetivo primordial era medir o desempenho da educação nas diversas regiões do país, que possuí não apenas um território continental, mas um universo de cultura, tradição e história. Destarte, o ENEM serve, intrinsecamente, para corrigir injustiças. Ele é fruto de uma política que auxilia na redemocratização do ensino no Brasil.
Entretanto, em 2004, graças ao Programa Universidade para Todos (ProUni), o qual possibilita aos alunos que atendem aos requisitos do programa obterem bolsas de estudo para universidades particulares, a maioria das instituições privadas de ensino superior começaram a aderir ao ENEM, já que o exame é o único meio seletivo para ser contemplado pelo ProUni.
Essa contextualização temporal acerca da trajetória do ENEM determina o quão importante é esse Exame para o Brasil na construção de políticas públicas relacionadas à educação. Ele ultrapassa as fronteiras de uma prova que serve para seleção de jovens e adultos no Ensino Superior. Os resultados de cada edição do ENEM apresentam indicadores que evidenciam a qualidade da educação dos 5.570 municípios e do Distrito Federal do país.
Vale frisar que desde 2009, a história e o grau de importância desse exame fizeram o Ministério da Educação ter como meta a unificação do método de ingresso nos cursos de graduação. Hodiernamente, apesar da contestação de alguns, é impossível desmoralizar esse programa, que não é apenas o principal exame no Brasil, é um dos projetos basilares que apresentam dados precisos para construção de políticas públicas eficientes e eficazes para educação brasileira.
______________________
Aproveito para divulgar as novas datas das provas que foram anunciadas nos últimos dias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP):
Impresso - 17 e 24/1/2021
Digital - 31/1 e 7/2/2021
Estudem! Nos momentos mais difíceis é que surgem as melhores oportunidades! Em meio a CRISE, CRIE oportunidades.
Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 30°
Sol e ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Sol e Chuva